
A Defesa Civil de Maceió inicia na próxima segunda-feira (8) o cadastramento dos proprietários de casas das áreas amarela e laranja no bairro Pinheiro para recebimento do auxílio-moradia social. Desta vez o órgão vai atender a um número maior de ruas, mas só deve ir à sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) quem possuir imóvel nas áreas identificadas no mapa de feições.
“É importante ressaltar esse ponto. Só deve ir à Semas os donos dos imóveis que estejam nas áreas laranja e amarela, assim como os da área vermelha que perderam o prazo. Se o imóvel se localiza na rua em questão, mas não foi incluído como área de risco, não precisa fazer o cadastro”, esclarece Joanna Borba, coordenadora de Ação Social da Defesa Civil.
Segunda e terça-feira, além da continuação do cadastramento de proprietários de imóveis do conjunto Jardim Alagoas – iniciado nesta sexta-feira -, haverá cadastro de moradores dos edifícios Hermon, Saint Tropez, Osório Acioly e Maxims, além das alamedas Portugal e São Benedito e ruas Antônio Procópio, Basileu de Meira Barbosa e Coronel Lima Rocha.
O trabalho continua entre os dias 10 e 12 deste mês, com atendimento aos moradores de mais 31 ruas (lista abaixo). “Os moradores dessas ruas só serão atendidos dentro do calendário. A orientação é comparecer no dia agendado para não congestionar o atendimento”, explica Joanna.
Balanço
A Defesa Civil também concluiu o balanço de cadastros realizados entre os dias 26 de março e 4 de abril. Foram cadastrados 846 proprietários em dez edifícios e residenciais localizados nas áreas laranja e amarela (lista abaixo).
Para fazer o cadastramento, os moradores precisam levar, além dos documentos pessoais (RG, F e comprovante de residência), a certidão do imóvel para comprovação da posse. Se o proprietário for casado, é necessária a documentação do cônjuge. Se o proprietário for divorciado e tiver na escritura o nome do ex-cônjuge, é necessário apresentar a averbação de divórcio. O auxílio-moradia é no valor de mil reais e será pago por seis meses, prorrogável por mais seis.
O atendimento é realizado na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que fica na Avenida Comendador Leão, nº 1383, no bairro Poço, das 9h às 15h.
Um ônibus da Defensoria Pública está na Semas para auxiliar as famílias que têm pendências em documentos, principalmente no registro dos imóveis.