×

Maceió

Semab inicia transferência de feirantes no Mercado do Artesanato

A Secretaria Municipal de Abastecimento (Semab) iniciou nesta quinta-feira (3), a transferência de 50 feirantes que comercializam no Mercado do Artesanato, na Levada. Os permissionários trabalhavam na lateral do mercado, ao lado da linha férrea, que terá que ser desocupada em favor da viabilidade técnica para o início da obra de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Agora, os feirantes ocuparão estandes com mais de dois metros de área em outro setor do Mercado do Artesanato. Além da relocação dos permissionários, a Semab vai iniciar a reforma da parte superior do mercado para acomodar os feirantes. Todos os estandes montados foram numerados e, durante a tarde desta quinta-feira, um sorteio definiu a distribuição dos comerciantes nos locais.

Segundo Carlos Ronalsa, secretário municipal de Abastecimento, a expectativa é que o prazo de permanência neste novo local não ultrae os três meses. Ele ressaltou que os feirantes terão as mesmas condições de trabalho e que a mudança não deverá trazer prejuízo, já que ficarão próximos ao antigo local de trabalho.

“A transferência é necessária porque precisamos derrubar o muro que a ao lado da linha férrea, ampliando a área para os cinco metros de cada lado que são exigidos para a obra do VLT. Os estandes possuem pisos e coberturas adequados para que os permissionários possam continuar desenvolvendo suas atividades sem prejuízos”, disse Ronalsa.

No mês de agosto, a Semab efetuou a transferência de feirantes que ocupavam as linhas laterais da via férrea na região próxima ao Mercado da Produção. Os comerciantes da “Ala do Charque” ganharam um novo espaço para vender seus produtos. Um total de 14 comerciantes foram transferidos de uma área ao lado do Mercado do Artesanato para a frente da sede istrativa do Mercado da Produção, com o mesmo propósito de viabilizar o projeto de implantação do VLT.