A Secretaria de Estado da Educação (Seed) lança nesta quinta-feira, 17, na cidade de Propriá, o Programa Olhar Brasil. O projeto é uma ação interministerial, envolvendo os ministérios da Saúde e da Educação, em parceria com os estados. O objetivo é identificar problemas visuais em alunos do Programa Brasil Alfabetizado do MEC. Em Sergipe, o programa recebeu o nome de Sergipe Alfabetizado.
Em Propriá, as ações ocorrerão a partir das 8h, no Caic da cidade. O projeto vai atender os 40 mil alunos matriculados no programa em todo o estado, realizando exames oftalmológicos, distribuição de óculos e encaminhamento para o tratamento do glaucoma.
A ação que será efetivada na cidade de Propriá atenderá 164 alunos matriculadas no Sergipe Alfabetizado. As outras cidades serão atendidas de acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria da Saúde.
De acordo com o coordenador do programa Sergipe Alfabetizado, professor Genivaldo Martires, este projeto é importante na identificação dos problemas de visão dos alunos que, na maioria dos casos, têm acima dos 40 anos. “A identificação dos problemas de visão contribuirá para uma melhor aprendizagem e para o combate à evasão”, concluiu.