
A propaganda partidária tem o objetivo de promover as ideias dos partidos, divulgar ações e incentivar a participação política (Foto: Divulgação)
Nesta semana, quatro partidos políticos brasileiros terão espaço para veicular propaganda partidária nas emissoras de rádio e televisão. As inserções ocorrerão nas noites de terça-feira (29), quinta-feira (1º) e sábado (3), sempre no horário das 19h30 às 22h30, conforme o calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As legendas que utilizarão o tempo de propaganda nesta rodada são o Partido dos Trabalhadores (PT), o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o Podemos (PODE) e o União Brasil (UNIÃO).
De acordo com o calendário do primeiro semestre de 2025, o PT será o partido com maior tempo de exibição nesta semana, com um total de oito minutos divididos em três dias: dois minutos e meio na terça-feira, três minutos na quinta e mais dois minutos e meio no sábado.
O MDB contará com quatro minutos e meio, sendo um minuto na terça-feira, um minuto e meio na quinta e dois minutos no sábado. Já o Podemos terá um minuto de programa, veiculado exclusivamente na terça-feira (29). O União Brasil exibirá 30 segundos em cada uma das datas, totalizando um minuto e meio de propaganda.
A propaganda partidária tem o objetivo de promover as ideias dos partidos, divulgar ações e incentivar a participação política. Ela é diferente da propaganda eleitoral, que é permitida apenas em anos de eleição e voltada diretamente à conquista de votos.
Por: Roberto Lopes