
Policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência da principal suspeita na cidade de Penedo - Foto: PF
A Polícia Federal, com o apoio do Núcleo de Inteligência Previdenciária do INSS em Alagoas (NUINP/AL), deflagrou nesta quinta-feira, 8 de maio, a Operação Manifesto, com o objetivo de combater fraudes na concessão de benefícios previdenciários de amparo social ao idoso (BPC/LOAS), obtidos por meio da utilização de documentos falsos.
A investigação teve início após uma denúncia apontar a atuação de uma pessoa suspeita de facilitar, de forma ilegal, a obtenção de benefícios para terceiros utilizando identidades falsas. A apuração revelou a concessão de um benefício em 2008 com base em um documento supostamente emitido no Estado de Sergipe. Além deste caso, outros dois benefícios da mesma natureza, com indícios de ligação com a investigada, também estão sob análise.
Policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência da principal suspeita, localizada na cidade de Penedo, no Baixo São Francisco alagoano. A ação visa reunir provas e aprofundar as investigações sobre o esquema fraudulento.
Até o momento, o prejuízo calculado aos cofres do INSS é de R$ 297.166,00, valor referente apenas a um dos benefícios sob investigação. A operação reforça o compromisso das autoridades com o combate a crimes contra a previdência social e a proteção dos recursos públicos destinados à população mais vulnerável.