×

Alagoas

Personalidades com atuação destacada em Penedo recebem comenda Fátima Pirauá

Policial civil Carlos Welber Freire Cardoso e o juiz Igor Vieira de Figueiredo durante a solenidade - Foto: Ascom/ALE

A Assembleia Legislativa de Alagoas homenageou nesta segunda-feira, 19 de maio, o policial civil Carlos Welber Freire Cardoso e o juiz Igor Vieira de Figueiredo com a comenda de mérito legislativo Doutora Fátima Pirauá. Ambos têm agens marcantes por Penedo, onde desempenharam trabalhos relevantes em suas respectivas áreas e contribuíram para a proteção de crianças e adolescentes.

A solenidade, realizada em sessão especial, reuniu autoridades dos três poderes, familiares e representantes de instituições ligadas à defesa dos direitos da infância e juventude. Ao todo, dez personalidades foram agraciadas com a honraria, concedida a profissionais que se destacaram na defesa dos direitos das crianças e adolescentes em Alagoas.

A criação da comenda e a proposta da solenidade foram de autoria do deputado Lelo Maia (União Brasil). Segundo o parlamentar, a homenagem leva o nome da juíza Maria Lúcia de Fátima Barbosa Pirauá como reconhecimento à sua dedicação incansável à causa infantojuvenil. “Ela representa um símbolo de luta e proteção à infância em nosso estado”, destacou.

Primeira a receber a honraria, a juíza Fátima Pirauá se emocionou com a homenagem. “É por demais emocionante. Sinto-me pequena diante de algo tão grandioso. Essa homenagem aumenta ainda mais minha responsabilidade e o estímulo para continuar nesse trabalho que tanto me apaixona”, afirmou a magistrada, reconhecida nacional e internacionalmente por sua atuação.

Além de Fátima Pirauá, Carlos Welber e Igor Vieira, também foram homenageados: os promotores de Justiça Lucas Sachsida e Gustavo Arns; a delegada Bárbara Arraes; a advogada Mariana Vieira Sampaio Almeida; a diretora-geral do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, Nelma Nunes; o pediatra Cláudio Fernando Soriano; a delegada Teila Rocha; entre outros profissionais que atuam com destaque na proteção dos direitos da infância.

A mesa de honra foi composta por representantes do Poder Judiciário, Executivo, Ministério Público, OAB/AL, Polícia Civil, Defensoria Pública e entidades de classe, entre eles a juíza Adriana Carla Martins, o secretário do Gabinete Civil de Maceió, Felipe Lins, e o procurador de Justiça Geraldo Magela Pirauá.

A comenda Doutora Fátima Pirauá, criada pela Resolução nº 781/2024, a a integrar o calendário oficial de homenagens da Assembleia Legislativa, reconhecendo o trabalho de pessoas que se dedicam à garantia dos direitos das crianças e adolescentes em Alagoas.