
Peterson Almeida anunciando documento perdido
A Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) e o portal Aqui Acontece recebem, quase que diariamente, informações de pessoas que perderam seus documentos e cartões buscando reencontrá-los sem que haja a necessidade da solicitação das segundas vias junto aos órgãos responsáveis pela emissão dos mesmos.
Para os ribeirinhos que perderam esses itens ou ouvintes que venham a encontrar os documentos perdidos, há um tempo é feito um serviço gratuito através dos microfones da Penedo.
A título de utilidade pública, os locutores da Penedo FM divulgam o nome e o contato do proprietário do documento ou do cartão, para que seja realizada a devolução em mãos. É possível também entregar os itens na recepção da rádio, situada na Avenida Antônio Cândido Toledo Cabral, nº 149.
Outros canais utilizados para que sejam readas informações é o número de telefone e WhatsApp do Aqui Acontece (82) 3551-5091 e da Penedo FM, no 3551-2817 ou WhatsApp 9 9117-3964.
Custo e transtorno com a perda
A emissão da segunda via de um documento pode acarretar a cobrança de taxa, que varia de acordo com o tipo de documento ou unidade federativa. Além do valor cobrado, o tempo de espera também é um fator que pode ocasionar sérios transtornos para quem perdeu o documento e precise apresentar a cópia física, como em casos de apresentação de documentação para assumir cargos públicos.
Outro fator de grande transtorno para quem perde um documento, ou um cartão de crédito, é ter seus dados utilizados ou ter compras realizadas em lojas, físicas ou on-line, o que pode gerar fortes dores de cabeça com cobranças de serviços ou produtos adquiridos sem consentimento.
O que fazer ao perder um documento ou cartão?
No caso da perda de documentos a orientação é que seja registrado um boletim de ocorrência, o que pode amparar o titular em caso de uso indevido por terceiros. Já no caso da perda de cartão de crédito, a recomendação é fazer o bloqueio imediato junto a a.