×

Brasil/Mundo

Morre Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, aos 88 anos de idade

Papa teve sua vida Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja (Foto: Vatican News)

Morre o Papa Francisco. A informação foi dada, com pesar, poucos instantes atrás diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, por Sua Eminêcia, o cardeal Farrell, com as seguintes palavras.

“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja.

Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.

Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”

Ontem, domingo, o Pontífice apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo.

Papa Francisco

Nome de nascimento: Jorge Mario Bergoglio

Nascimento: 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina

Pontificado: Desde 13 de março de 2013

Origens e formação

Jorge Mario Bergoglio nasceu em uma família de imigrantes italianos. Estudou química antes de entrar para o seminário. Tornou-se padre jesuíta em 1969 e, mais tarde, arcebispo de Buenos Aires em 1998. Foi feito cardeal pelo Papa João Paulo II em 2001.

Eleição como Papa

Foi eleito Papa em 13 de março de 2013, após a renúncia do Papa Bento XVI. Tornou-se o primeiro papa jesuíta, o primeiro latino-americano e o primeiro papa não europeu em mais de 1.200 anos. Escolheu o nome “Francisco” em homenagem a São Francisco de Assis, símbolo da humildade, da paz e do cuidado com os pobres.

Principais características e ações

Estilo simples e próximo do povo: Recusou muitos luxos do cargo e prefere viver com simplicidade.

Enfoque social: Defende os pobres, os imigrantes, o meio ambiente e o diálogo inter-religioso.

Encíclicas importantes: Como Laudato Si’ (sobre o meio ambiente) e Fratelli Tutti (sobre fraternidade e amizade social).

Reformas na Igreja: Trabalha por maior transparência financeira e uma postura mais acolhedora, especialmente com relação a grupos tradicionalmente marginalizados.

Posições progressistas (mas com limites): Apesar de manter doutrinas tradicionais, mostrou abertura ao diálogo com fiéis LGBTQIA+, casais divorciados, e outros temas sensíveis dentro da Igreja.

Legado

O Papa Francisco é visto como uma figura carismática, humilde e reformadora, buscando aproximar a Igreja das realidades do mundo moderno. Ao mesmo tempo, enfrenta críticas de setores mais conservadores por suas posturas consideradas “progressistas”.

 

 

Por: Roberto Lopes com informações do Vatican News