×

Meio Ambiente

Lei que torna a compostagem obrigatória em São Francisco já é um sucesso

Quando falava-se no começo do ano que a cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, estava instituindo uma lei que tornaria obrigatória a reciclagem e a compostagem, com direito a uma multa de U$ 500,00 para quem a desobedecesse, as mais variadas reações foram recebidas do público, que em geral ficou muito preocupado, achando até que a lei pudesse interferir na liberdade dos cidadãos.

Essas preocupações agora são ado. A nova lei já é um sucesso entre os habitantes da cidade, por mais que só tenha entrado em vigor ontem (21). A partir de agora a a ser ilegal jogar restos de comida no lixo comum, em São Francisco, sendo necessário um lixo especial para resíduos compostáveis. Foram distribuídas na cidade lixeiras verdes para incentivar a adoção da nova lei.

Desde que foi anunciada, a lei já causou um grande impacto nas empresas, residências e principalmente na proporção dos resíduos coletados. De acordo com o Green Inc, a quantidade de resíduos destinados à compostagem aumentou de 400 para 500 toneladas por dia. Muitos adotaram a lei, antes mesmo dela entrar em vigor.

O apoio à nova lei parece ser unânime. Além disso, desde que a lei foi divulgada, a cidade inteira ou a se mobilizar com outros tópicos relacionados ao meio ambiente, como as mudanças climáticas.