×

Brasil/Mundo

Japaratuba em festa com São João Quente

Japaratuba foi emancipada em 11 de junho de 1859. Em 24 de agosto de 1934, pelo decreto-lei nº 238, do então interventor federal coronel Augusto Maynard Gomes, a sede do município de Japaratuba foi elevada à categoria de cidade.

Localizado no Vale do Cotinguiba, na zona Norte do Estado e distante apenas 54 km de Aracaju, Japaratuba desde a sua formação estabeleceu-se em engenhos em volta da Missão, motivo pelo qual recebeu um grande fluxo de escravos. O município também abrigou um dos mais importantes quilombos de Sergipe, hoje o povoado Patioba.

Assim, as comemorações alusivas aos 150 anos já começaram e junto com os festejos juninos e atinge o seu ápice no dia 11. Em seguida, continua a “Festa da Fogueira” até o dia 24 de junho, quando serão encerrados os festejos juninos de Japaratuba.

Com uma extensa programação elaborada para aniversário, a prefeita Lara Moura e sua equipe organizaram várias atividades que foram distribuídas forma a atender a todos os gostos.

Programação:

– Alvorada festiva e foguetório;

– Desfile Cívico estudantil;

– Asteamento de bandeiras;

– Missa em Ação de Graças;

– Cortejo de Grupos Folclóricos, Filarmônica e Fanfarras de escolas;

– Torneios de futebol, futsal e vôlei;

– Inauguração do obelisco da emancipação;

– Quermesse com a participação de escolas públicas e privadas, todas as secretarias, associações comunitárias e artesões;

– I Corrida Rústica, a largada sairá do povoado São José;

– Premiação das participantes da Gincana Estudantil;

– Premiação da equipe campeã do torneio de futebol;

– Premiação dos vencedores da corrida;

– Retretas com as filarmônicas;

– Concurso de Miss Estudantil;

– Forró dos estudantes;

– Shows artísticos.

De acordo com a prefeita do município Lara Moura, as festividades serão realizadas por meio de parcerias, “Vale lembrar que estes eventos só estão acontecerão graças à parceria firmada pela prefeitura de Japaratuba com o Governo de Sergipe, Petrobrás e Ministério do Turismo. Em tempos de crise e sem recursos próprios, a prefeitura não teria e financeiro para realizar e celebrar eventos deste porte”, enfatizou.