×

Penedo

‘Farmex’ é implantada em Penedo para atender pacientes com doenças crônicas

Prefeito Israel descerrou a placa junto a primeira-dama, membros de seu governo e do secretário Alexandre Toledo

O prefeito de Penedo Israel Saldanha (DEM) inaugurou na manhã desta quarta-feira, 07, a ‘Farmex’, unidade que fica responsável pela distribuição de medicamentos excepcionais na região do Baixo São Francisco, que recentemente ou a se chamar CEAF – Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.

Com a inauguração do CEAF em Penedo, o estado de Alagoas a a contar a partir de agora com quatro farmácias responsáveis por realizar a distribuição de medicamentos específicos para pacientes com doenças crônicas e complexas, estando em funcionamento as unidades de Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios.

Para a secretária de saúde de Penedo, a fisioterapeuta Geonice Peixoto, a implantação do CEAF a a oferecer um atendimento diferenciado a todos os pacientes que sofrem de doenças crônicas na região do Baixo São Francisco e parte do litoral sul, quando a unidade atenderá de São Brás até Jequiá da Praia. “Muitos pacientes da região necessitavam ir até Maceió para pegar os remédios e a partir de agora estaremos garantindo a distribuição em Penedo”, declarou Geonice.

O CEAF em Penedo funcionará na Rua Eutíquio Lopes, no bairro Santa Luzia, no mesmo prédio que funciona a Farmácia Popular do Brasil, inaugurada no apagar das luzes do governo do ex-prefeito Március Beltrão. Em seu discurso o prefeito Israel Saldanha, lembrou que a Farmácia Popular foi inaugurada apenas de ‘faz de conta’, pois o funcionamento real só aconteceu a partir de 2009 quando ele e o atual Secretário de Estado da Saúde, prefeito à época, assumiram a a chefia do executivo municipal.

A implantação do CEAF na cidade ribeirinha faz parte de uma parceria entre o Governo do Estado e o município. De acordo com o diretor de Assistência Farmacêutica do Estado de Alagoas, Fábio Pacheco, ainda este ano o serviço deve chegar a Delmiro Gouveia e no primeiro semestre de 2012 a Viçosa.

“Nós não estamos brincando de istrar Penedo, pois temos responsabilidade com o povo dessa cidade. Eu não nasci aqui, mas fui abraçado por esta terra que me acolheu. E tenho certeza que 2012 será um ano muito feliz, pois será o ano em que poderemos decidir a continuação de nossa istração”, concluiu Saldanha.