
Outro ato deve ser realizado em breve, caso o movimento não consiga as respostas que procura
Um grupo de estudantes que foram vítimas do golpe do diploma em Penedo realizou nesta quinta-feira, 12 de novembro, um ato público em Penedo para cobrar uma resposta das autoridades locais sobre o caso que frustrou o sonho de centenas de pessoas na cidade ribeirinha e também em outros municípios.
Durante o ato, que foi organizado pela União dos Estudantes Lesados pelo Golpe dos Diplomas Falsos, que tem sede em Marechal Deodoro, as vítimas fizeram uso da palavra e contaram um pouco do drama que viveram ao descobrirem que o diploma recebido ao término dos cursos de nível superior não eram válidos.
“Não estamos aqui querendo aparecer, nem muito menos por questões políticas. Só mesmo quem foi vítima desse golpe é que sabe como foi duro descobrir que tanto esforço, tanta dedicação, horas e horas de estudo foram em vão. Só queremos Justiça, queremos respostas, pois o tempo perdido não volta mais”, declarou Irenalda Semeão de Oliveira, uma das vítimas do golpe.
Ainda durante o ato, a organização agradeceu a participação de todos que não temeram ameaças sofridas e foram as ruas lutar por um direito que lhes assiste. Outro ato deve ser realizado em breve, caso o movimento não consiga as respostas que procura junto as autoridades competentes.
Vale ressaltar que na 1ª Vara Cível de Penedo tramita um processo de número 0700912-11.2019.8.02.0049 movido por estudantes que foram lesados pelo golpe e são representados pelo advogado Arthur de Mendonça Porto. Como réus aparecem o empresário José Carlos Silva Santos, o Carlos da Educação; a ISEPRO; Faculdade Albert Einstein (FALBE); e Instituto Educacional Teológico e Cultural (IETC).
Uma audiência do processo, que está sob responsabilidade do magistrado Anderson Santos dos os, foi marcada para o dia 02 de dezembro e deve acontecer de forma remota por conta da pandemia do novo coronavírus. Os estudantes cobram uma indenização por danos materiais e danos morais. O valor da ação é R$ 750 mil.