×

Alagoas

Escola estadual de União dos Palmares vence 5ª edição da Olimpíada de História de Alagoas

Equipe vencedora apresentou estudo sobre o “Quebra do Xangô” de 1912 - Reprodução

A Escola Estadual Rocha Cavalcanti, de União dos Palmares, foi a vencedora da quinta edição da Olimpíada de História de Alagoas (OLHAL). A premiação aconteceu nesta terça-feira (3), na Escola Estadual Moreira e Silva, durante o Encontro Estudantil. Também foram premiadas as equipes das escolas estaduais Indígena Mata da Cafurna, de Palmeira dos Índios, em 2º lugar, e Julieta Ramos Pereira, de Paripueira, em 3º lugar.

A Olimpíada de História tem como proposta estimular o estudo da história afroindígena alagoana e preparar os estudantes para avaliações externas. Ela foi realizada em três etapas e contou com a participação de 398 equipes e 1194 estudantes de 167 escolas. A terceira e última fase aconteceu na terça-feira e, na ocasião, 13 equipes, cada uma representando uma Gerência Especial de Educação (GEE), apresentaram projetos de pesquisa tendo como temas norteadores “Alagoas, sua História e sua Gente”; “Alagoas, Espaço de Resistência” e “Mulheres na História de Alagoas”.

RESGATE DA HISTÓRIA 

Orientada pela professora Luana Tavares, a equipe da Escola Estadual Rocha Cavalcante apresentou o projeto “De que modo o Quebra de Xangô de 1912 impactou os cultos afro em Alagoas e quais estratégias de resistência cultural e social as comunidades afro-brasileiras em Alagoas encontraram"; insertAfter(t, e); insertAfter(n, t) } injectWidgetByMarker('tbmarker');