
Nas últimas 72h choveu na capital 113.3 milímetros (mm), e nas últimas 24h, em torno de 64 mm.
Equipes da Prefeitura de Aracaju monitoram desde as primeiras horas desta sexta-feira, 9, os possíveis pontos de alagamentos da capital, em decorrência das chuvas que estão caindo de forma intermitente nos últimos dias, as quais são naturais para o período de inverno.
De acordo com informações da Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), nas últimas 72h choveu na capital 113.3 milímetros (mm), e nas últimas 24h, em torno de 64 mm.
O volume, segundo a Defesa Civil, não chegou a causar transtornos, principalmente porque o sistema pluviométrico da capital sergipana tem reagido bem à carga d'água, em virtude de ações preventivas executadas pela Prefeitura em toda a cidade. Até o momento, foi registrada apenas a ocorrência de uma casa, situada às margens do rio Pitanga, na comunidade Aloque, bairro Jabotiana, que está com risco de desabamento.
“De modo geral, a cidade tem resistido bem à carga d 'água. Até o momento, há poucos registros de alagamentos. Hoje de manhã, apenas uma ocorrência: moradores de uma casa no Aloque que tem risco de desabamento nos acionaram. A casa já estava interditada pela Defesa Civil, mas os moradores não querem sair. Toda vez que chove, o leito do rio aumenta e eles nos ligam. A gente enviou equipes da Assistência Social para lá. Além disso, não há registro de chamadas emergenciais. Todos os canais estão funcionando normalmente e, por enquanto, está tudo tranquilo”, destacou o coordenador da Defesa Civil municipal, major Silvio Prado.
Ainda de acordo com Silvio Prado, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é que essa frente fria, originária do Recôncavo Baiano, perdure até às 12h deste sábado, 10, sempre intercaladas.
Vale frisar que, com base no Centro de Meteorologia de Sergipe, o período chuvoso em Aracaju vai de abril até o mês de junho, contudo, nos últimos anos o mês de julho tem apresentando grande quantidade de precipitações. Nesse caso, é preciso que a população fique em alerta para a possibilidade de chuvas volumosas em curto espaço de tempo.
Atuação conjunta
Além da vigilância da Defesa Civil, equipes das empresas municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e de Obras e Urbanização (Emurb), assim como a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) atuam em toda a cidade, seja na manutenção do sistema de drenagem ou mesmo para auxílio de motoristas e pedestres.
Contatos
A população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do 199, caso seja registrada alguma ocorrência que demande maior atenção das equipes, além de enviar mensagem para o 40199 e receber alertas sobre mau tempo no celular.