×

Brasil/Mundo

Dilma e Serra debatem SUS no Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde

Os pré-candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) confirmaram suas presenças no XXVI Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde, que começou ontem, no município de Gramado (RS). Serra deve comparecer por volta das 11h00 de hoje (26). Já Dilma, chegará na quinta (27) às 14h00. Ambos irão debater, com os mais de 2.500 inscritos (até o presente momento), a mesma delicada questão: Como solucionar os problemas do Sistema Único de Saúde do Brasil?

Na última pesquisa do instituto Datafolha, os dois pré-candidatos aparecem com 37% das intenções de voto. Ou seja, estão empatados nesta corrida presidencial. “A participação dos dois no Congresso é muito relevante. Como pré-candidatos, um deles pode ser o próximo Presidente da República. Por isso, é imprescindível que eles escutem dos secretários os sérios entraves que amos na gestão da saúde municipal. Em Alagoas, por exemplo, a grande maioria dos municípios é de pequeno porte, e sofre com as políticas do Governo Federal, que geralmente, não são sensíveis às nossas dificuldades e peculiaridades”, analisa o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS/AL), Pedro Hermann Madeiro.

O evento se estende até do dia 28 (sexta), no Centro de Convenções Expo-Gramado e está reunindo gestores, técnicos e trabalhadores de saúde, de todo o país. “Construindo o SUS no século XXI: Direito a saúde e meio ambiente” é o tema proposto para esta edição do Congresso, embora as questões relativas à Atenção Básica e o Financiamento do Sistema devam estar mais latentes nos debates. “O objetivo de um encontro como este é avaliar a saúde pública do país. E não é segredo para ninguém que a saúde é feita nos municípios e, essencialmente, com o fortalecimento da Atenção Básica”, ressalta Pedro Madeiro.

“Nós nos esforçamos ao máximo para que o maior quantitativo de gestores, sejam estes prefeitos ou secretários, estivessem presentes a este evento, que é tão salutar para o avanço do SUS. Desta maneira conseguimos que mais de 100 pessoas fizessem parte da comitiva alagoana. Esta é a maior delegação de Alagoas já registrada”, destaca Nemer Ibrahim, secretário executivo do COSEMS/AL.

Dentre os municípios alagoanos presentes estão: Pilar, Paripueira, Cajueiro, Arapiraca, Marechal Deodoro, Messias, Quebrangulo, Atalaia, Coqueiro Seco, Barra de Santo Antonio, São Miguel dos Campos, o de Camaragibe, Atalaia, Batalha, Ouro Branco, Piaçabuçu, União dos Palmares, Feliz Deserto, Senador Rui Palmeira, Viçosa, Tanque D’Arca, Rio Largo, Ibateguara, Maragogi, Delmiro Gouveia, Poço das Trincheiras, Capela, São José da Tapera, Olho D’Água das Flores, Olho D’Água Grande, Olivença, Jacaré dos Homens, Girau do Porciano, Flexeiras, Campo Alegre, Pão de Açúcar, Colônia de Leopoldina, Maravilha, Campo Grande, Joaquim Gomes, Coité do Nóia, Monteiropólis, Igreja Nova e Teotônio Vilela.