×

Maceió

Dia Mundial sem tabaco será voltado para as mulheres

Comemorado na próxima segunda-feira (31), o Dia Mundial sem Tabaco vai ser marcado por uma campanha destinada a chamar a atenção para os efeitos nocivos do tabaco em relação às mulheres e meninas. Elas representam, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 20% dos fumantes do mundo, ou seja, um universo de 1 bilhão de pessoas. Por isso, a campanha deste ano terá como tema: “Mulher, você merece algo melhor do que o cigarro!”.

A prevalência de fumantes masculinos atingiu o pico, enquanto as taxas do sexo feminino estão em ascensão no mundo. As mulheres são um dos principais alvos de oportunidade para a indústria do tabaco. O novo relatório da OMS, “Mulheres e saúde: evidência de hoje, a agenda de amanhã”, aponta para indícios de que o foco da publicidade do tabaco é, cada vez mais, as meninas.

Os dados de 151 países mostram que cerca de 7% das adolescentes meninas e de 12% dos adolescentes meninos fumam cigarros. Em alguns países, há a mesma proporção de fumantes entre os adolescentes meninos e meninas.

A exposição à fumaça do tabaco durante a gestação pode aumentar as chances de episódios de hemorragia, complicações com a placenta e durante o parto; além das mulheres que fumam terem maior risco que os homens de desenvolver câncer de pulmão. O tabagismo ainda causa envelhecimento da pele e está associado ao câncer do colo do útero, segundo tipo mais comum entre as brasileiras.

“Não existe mais diferença na quantidade de homens e mulheres que fumam, a campanha tenta conscientizar a todos dos males da nicotina, principalmente aos chamados ‘fumantes ivos'”, explicou Márcia Antunes, membro da Coordenação do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS).

Para mais informações sobre dados e males causados pelo cigarro, a população pode ar o site do Instituto Nacional do Câncer (INCA), órgão responsável pela divulgação da campanha, no endereço www.inca.gov.br.

Uma iniciativa que deu certo

Há um ano, a SMS conseguiu estabelecer o título de “Ambiente 100% livre do fumo”. Após um trabalho de conscientização com os funcionários, fumantes e não-fumantes, através de palestras e vídeos, um banner foi colocado no centro do prédio alertando sobre a nova norma e pessoas que desejavam fumar deveriam se deslocar para outro ambiente, funcionando da mesma forma até hoje. “Fizemos uma enquete e tivemos um número surpresa: 90% dos servidores aprovaram a ideia”, falou Márcia.