×

Maceió

Defesa Civil monitora áreas de risco por causa das chuvas

Apesar das fortes chuvas que caem em Maceió nos últimos três dias, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) não tem registrado ocorrências graves na capital. Na madrugada de hoje, uma barreira de terra deslizou no bairro do Jacintinho, mas sem fazer vítimas.

Para manter baixo o número de chamadas envolvendo vítimas nas áreas de risco, a Comdec está monitorando a ocupação dessas regiões com a ajuda dos Núcleos Voluntários de Defesa Civil (Nudecs).

Formados por pessoas das próprias comunidades, os Nudecs alertam a Defesa Civil no caso de ocupação de locais de alto risco, como as encostas. Após ser acionada, a Comdec providencia a remoção das famílias para um local seguro, como abrigos ou casas de parentes.

Segundo o assessor técnico da Comdec, Paulo Noronha, a previsão do radar meteorológico era que o tempo permanecesse chuvoso até ontem. No entanto, a Defesa Civil vai manter de plantão uma equipe de pessoal e material de apoio para atender possíveis ocorrências.

São técnicos da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), além de outras secretarias do município.

A Slum, por exemplo, vai continuar com o trabalho de limpeza de canais e galerias, feito desde o início do ano pela Prefeitura. O serviço facilita o escoamento da chuva em diversos pontos de Maceió.

Em alguns pontos da cidade, a Slum tem dedicado atenção especial no trabalho de evitar alagamentos. É o caso do bairro de Bebedouro, onde está o Riacho do Silva. Uma draga vem sendo utilizada para a remoção de lixo e entulhos do local.