×

Penedo

Criança morre e espera dois dias para ser enterrada

Somente na manhã desta quarta-feira (23) os moradores do conjunto Nilo Menezes, no Bairro Raimundo Marinho, em Penedo, informaram a morte de uma criança de aproximadamente um ano e seis meses, que teria ocorrido no domingo, dia 20 de setembro e somente nesta terça-feira, 22, que foi enterrada em local indefinido, já que os responsáveis pelos cemitérios Jardim da Saudade e São Gonçalo do Amarante em Penedo afirmaram não haver registro de sepultamento nas últimas 24horas.

A casa onde estava o corpo da criança, ainda não identificada, está localizada no lote 9 nº 21, e de acordo com os vizinhos ninguém é visto regularmente na residência, sendo notada algumas vezes a presença de um homem, algo que também não é freqüente. Mesmo com medo de falar sobre o caso as pessoas relataram que o corpo da criança foi levado por um carroceiro que mora no mesmo conjunto, no entanto, ele não foi identificado e nem encontrado em sua casa e nem no local de trabalho.

Uma moradora da Vila Matias que teve sua identidade preservada informou que a criança teria sido trazida pela mãe que sofre problemas mentais e reside em Maceió. “Ela veio no domingo e deixou a criança lá”, afirmou.

A conselheira Monaliza Campos informou que o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente não recebeu nenhuma denúncia de maus tratos nas últimas semanas e se surpreendeu com a notícia de que a criança estava morta há mais de dois dias e somente com o mal cheiro exalado foi que o caso foi revelado pelos vizinhos. O comando do 11º Batalhão de Polícia Militar também não tem nenhuma informação sobre o caso.

Populares informaram ainda que o corpo encontrado era de uma menina e que a casa onde ela estava, pertencia a uma pessoa que vendeu recentemente, mesmo, tendo sida contemplada por um Programa Federal que não permite que a casa fique sem ocupação após o morador receber a unidade habitacional.

Outro fato que pode ter deixado o corpo tanto tempo sem sepultamento foi o aumento da taxa do cemitério que ou de R$ 5,00 (Cinco reais) para R$ 100,00 (Cem reais) na atual istração municipal. O que não justifica o descaso (mistério) pelo fato do Serviço Social da Prefeitura de Penedo, disponibilizar o auxílio funeral para a população hipossuficiente.