×

Brasil/Mundo

Conheça as origens da rivalidade CRB x CSA, clássico que terá mais uma edição no sábado

O clássico vai acontecer no estádio Rei Pelé

A rivalidade que define o estado de Alagoas vai estar em jogo no próximo sábado (3) em mais uma edição do clássico CSA x CRB. A partida, pela nona rodada da série B do Campeonato Brasileiro, está marcada para as 18h30min no estádio Rei Pelé.

O Clássico das Multidões já foi realizado 508 vezes, a primeira delas em 1916. De lá para cá, o CRB leva vantagem no retrospecto com 185 vitórias, contra 154 do CSA. Terminaram em empate 169 partidas. Para e edição do próximo sábado, é possível fazer apostas grátis em qual dos dois clubes de Maceió vai vencer desta vez.

O apelido Clássico das Multidões é uma referência ao fato de que o CRB e o CSA são os dois times com maior torcida em Alagoas e que atraem a maior quantidade de torcedores aos estádios. Fora do estado, porém, muitos se referem ao clássico como “sopa de letrinhas”, já que é um costume alagoano chamar os clubes pelas suas siglas. CRB significa Clube de Regatas Brasil e CSA, Centro Sportivo Alagoano.

As cores das bandeiras de cada clube, azul do CSA e vermelho do CRB, possuem um significado para Alagoas – ambas aparecem na bandeira estadual. O vermelho está ligado à praia, perto de onde fica a sede do CRB, no bairro da Pajuçara. Já o azul remete à lagoa, próxima à sede do CSA, que fica no bairro do Mutange.

Embora não tenham a mesma projeção nacional que Flamengo e Fluminense, ou Grêmio e Internacional, a rivalidade entre CRB e CSA polariza os alagoanos tanto quanto os clássicos Fla-Flu e Grenal polarizam cariocas e gaúchos. É uma tradição de Alagoas que os pais tornem os filhos torcedores do mesmo time.

Os primórdios da rivalidade

A primeira partida entre os clubes foi um amistoso promovido no Dia da Independência do Brasil, em 1916, na praça Jonas Montenegro – hoje conhecida como praça do Centenário, na capital alagoana. O CSA, que, na época, se chamava Centro Sportivo José Floriano Peixoto, venceu por 1 a 0. O nome do clube era em homenagem ao marechal Floriano Peixoto, segundo presidente brasileiro, que era alagoano.

Na época, a criação de ambos os clubes era muito recente. O CRB é mais antigo – foi fundado em 1912. O CSA nasceu no ano seguinte.

Em 1927, os dois clubes disputaram a partida decisiva da primeira edição do Campeonato Alagoano. O jogo foi também o primeiro oficial entre as duas equipes. O CRB venceu por 2 a 0 e se tornou o primeiro campeão estadual. No total de taças estaduais erguidas até hoje, no entanto, o CSA leva a melhor. Os azulinos possuem 40 títulos do Alagoano e os regatianos, 31.

O confronto CRB x CSA se tornou uma grande rivalidade a partir de 1931, quando o CRB emprestou dois jogadores ao CSA, que tinha pela frente uma partida contra o América do Recife, que tinha uma equipe forte. O jogo, que comemorava o aniversário do CSA, foi vencido pelo Azulão por 4 a 2.

O CRB, então, também resolveu pedir atletas emprestados ao CSA para um amistoso, mas os azulinos se recusaram a colaborar com os alvirrubros. Assim, a relação se deteriorou, e nasceu a rivalidade que perdura até os dias atuais.

A escalada de animosidade entre os dois clubes chegou a ponto de os seus dirigentes convocarem um duelo à moda antiga, com armas em punho. O convite para o enfrentamento armado ocorreu após uma recusa do CRB a jogar um amistoso contra o CSA. No duelo, o dirigente do Azulão deu o primeiro tiro e atingiu a coxa do rival. Felizmente, ninguém morreu.