
A origem da Caminhada Penitencial remonta a uma promessa feita há 38 anos - Foto: arquivo
A cidade de Penedo será mais uma vez ponto de partida da tradicional Caminhada Penitencial no dia 17 de abril, evento que marca a fé e devoção dos participantes e é organizado por João Vitor Freire. A concentração está marcada para as 23h30, em frente à Catedral Diocesana de Penedo, onde os participantes receberão uma benção especial do padre antes de iniciar a caminhada.
A peregrinação seguirá rumo à Paróquia de São Francisco de Borja, localizada em Piaçabuçu, totalizando um percurso carregado de significado espiritual e histórico para a família de João Vitor Freire e os demais fiéis.
A origem da Caminhada Penitencial remonta a uma promessa feita há 38 anos pelo avô de João, que, em um momento de aflição devido à saúde da esposa Marinalva, prometeu caminhar de Penedo a Piaçabuçu carregando uma cruz caso ela se recuperasse. Dona Marinalva foi curada, e o avô de João manteve sua promessa anualmente até seu falecimento.
João Vitor Freire, embora não tenha conhecido o avô, decidiu assumir a organização da caminhada há cerca de 8 anos, ao perceber que a tradição familiar estava ameaçada de extinção. “A partir dali, tomei a frente para dar continuidade ao legado do meu avô”, explicou.
Devido à pandemia de Covid-19, o evento ficou suspenso por dois anos, mas foi retomado em 2022 e segue crescendo a todo ano. Ele também destacou o aumento do interesse pelo evento: “Este ano muitas pessoas estão nos procurando para participar da caminhada e vamos fortalecer ainda mais esta tradição deixada pelo meu avô”.
Os interessados em obter mais informações sobre o evento podem entrar em contato pelo telefone (82) 9 9696-8691. A Caminhada Penitencial de Penedo promete ser mais um momento de fé, devoção e respeito às tradições religiosas da região.