
A entrevista contou com a participação do repórter Rafael Medeiros e foi transmitida diretamente da Prefeitura Municipal - Foto: cortesia
O prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, foi entrevistado nesta quarta-feira, 26 de março, no Programa Lance Livre, transmitido pela Rádio Penedo FM e pelo YouTube. Durante a conversa com a radialista Martha Martyres e o repórter Rafael Medeiros, o prefeito abordou diversos temas importantes relacionados ao município, destacando as conquistas e desafios enfrentados pela istração nos últimos anos.
Logo no início da entrevista, Ronaldo Lopes fez questão de ressaltar um marco importante da gestão: a recuperação da saúde financeira do município, que havia sido comprometida pela istração anterior, resultando na inclusão de Penedo no Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais, conhecido como Cauc, uma espécie de “Serasa dos Municípios”.
O prefeito explicou que, ao assumir a gestão em 2021, encontrou nove itens negativados, consequência da falta de cumprimento de compromissos financeiros pela istração anterior.
“Isso é uma demonstração clara de que o prefeito anterior não se preocupava em manter a saúde financeira do município. Nós começamos a trabalhar e conseguimos limpar esses nove itens negativados, ficando praticamente toda a gestão sem nenhuma pendência, o que possibilitou que o município conseguisse firmar convênios importantes”, explicou Ronaldo Lopes.
No entanto, no final de 2024, Penedo voltou ao Cauc e recebeu uma multa milionária devido a uma auditoria que identificou o recolhimento indevido do INSS e PASEP no último ano da gestão anterior. Graças ao trabalho da Procuradoria do Município, a Justiça Federal determinou a apuração das ilegalidades cometidas e determinou a saída de Penedo do Cauc.
“A herança maldita sempre deixa consequências até o dia de hoje. Por conta disso, ficamos impedidos até de dar continuidade ao Programa Acelera Penedo, que é daquele empréstimo aprovado pela Câmara de Vereadores, uma vez que, devido a essa pendência, tivemos que suspender o empréstimo”, afirmou o prefeito.
Sobre a inovação istrativa, que é o novo slogan da sua segunda gestão, Ronaldo Lopes falou sobre a criação do Comitê de Programação Orçamentária e Financeira, cujo objetivo é o controle rigoroso das contas municipais para superar as dificuldades enfrentadas devido à queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e na arrecadação. O prefeito destacou que, com a queda nas receitas, é fundamental concentrar todas as compras municipais em um único setor para garantir a transparência e a eficácia na gestão dos recursos.
“Estamos trabalhando para que Penedo seja um dos municípios mais organizados do país”, afirmou, destacando também a criação de superintendências em áreas importantes como limpeza urbana, iluminação pública e fiscalização, além da criação da Secretaria Municipal de Abastecimento (SEMAB), que cuidará dos mercados públicos e das feiras livres.
Ronaldo Lopes também fez questão de falar sobre o apoio à base do Sport Club Penedense, que tem conquistado feitos inéditos, como a disputa da final da Copa Alagoas, com o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Esportes. O prefeito celebrou o avanço da equipe, que tem valorizado atletas locais e conquistado espaço no cenário esportivo estadual.
Em relação à infraestrutura, o prefeito comemorou a retomada da obra de saneamento na Rua Campos Teixeira e áreas adjacentes, realizada pela Agência Peixe Vivo e financiada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF). Ele explicou que, após problemas com a empresa responsável pela obra, a Prefeitura interveio, notificou e com isso conseguiu que ela fosse trocada, garantindo que a obra fosse retomada e realizada de forma correta. “Com essa obra, Penedo será o primeiro município da região a interligar seu sistema de esgoto à Estação de Tratamento, o que vai evitar o lançamento de esgoto diretamente no Rio São Francisco”, destacou o prefeito.
Outro tema abordado foi a solução para o problema crônico do escoamento das águas no Loteamento Ouro Verde, com a conclusão de uma grande obra de macrodrenagem, além das conquistas na educação. O prefeito anunciou que, em breve, será lançado o edital para a construção dos novos prédios do campus de Penedo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com recursos liberados após sua audiência com o Ministro da Educação, Camilo Santana. Durante a visita, também foi entregue o processo para a criação do curso de audiovisual da UFAL, que ocorrerá no Cine Penedo. Além disso, o município se prepara para oferecer o curso de medicina por meio da Faculdade de Saúde Qualin, estabelecendo Penedo como um polo educacional.
Ronaldo Lopes também fez um balanço de sua agenda de trabalho cumprida em Maceió no início desta semana. O prefeito anunciou que voltou para Penedo com excelentes notícias na bagagem destacando que, entre elas, está a confirmação de que ainda este mês, técnicos virão para a última visita de aprovação das máquinas da hemodiálise, e que a inauguração do Centro de Hemodiálise de Penedo ocorrerá no final de abril, com a presença do governador Paulo Dantas.
O centro será mantido pelo Governo do Estado e pela Prefeitura até que seja credenciado pelo Ministério da Saúde. No mesmo encontro com o governador, o prefeito conseguiu apoio para a retomada das obras de calçamento que estavam paralisadas e também para a estrada Penedo/Porto Real do Colégio.
Além disso, o prefeito revelou que obteve apoio para a requalificação total da Feira-Livre de Penedo e renovou o contrato com a Desenvolve, instituição que oferece crédito ao microempreendedor penedense com condições facilitadas, com carência, sem burocracia e com os menores juros do mercado. Antes de finalizar a entrevista, o prefeito Ronaldo Lopes falou também sobre outros assuntos e reafirmou seu compromisso em transformar Penedo em um município mais próspero, organizado e com mais oportunidades para sua população.
Confira a entrevista completa abaixo: