×

Penedo

Cerca de 800 eleitores de Penedo que deixaram de votar nos três últimos pleitos terão títulos cancelados

Importante lembrar que o título de eleitor precisa estar regular para que o cidadão esteja em dia com diversos outros documentos

Aproximadamente 800 eleitores inscritos na 13ª Zona, que compreende o município de Penedo e seus respectivos povoados, que deixaram de votar nos três últimos pleitos e não atenderam o chamamento da Justiça Eleitoral para regularização tiverem o título de eleitor cancelado.

Agora, os cartórios eleitorais de todo o após iniciarão uma nova campanha para regularização, procedimento que segue o rito para a obtenção de um novo documento e deve ser adotado entre o término do prazo para regularização (06 de maio) e o efetivo cancelamento das inscrições, que deve ser anunciado no próximo dia 24 de maio.

Os eleitores interessados em regularizar o título devem comparecer a um cartório eleitoral, apresentar um documento de identificação, um comprovante de residência, preencher a formalização de RAE (Requerimento de Alistamento Eleitoral) e pagar multa no valor de R$ 3,51 por turno faltante. Cada turno é considerado uma eleição.

Após esse procedimento, o interessado deve aguardar até o reinício das atualizações de cadastro do banco de dados da Justiça Eleitoral. Só a partir desta data é que a situação estará regularizada.

Todos os pedidos de regularização que chegarem, de hoje até que ocorra a efetiva atualização dos cancelamentos, ficarão suspensos no sistema e serão submetidos ao processamento efetivo no cadastro após o dia 21 de maio, conforme prevê a Resolução TSE nº 23.594.

Importante lembrar que o título de eleitor precisa estar regular para que o cidadão esteja em dia com diversos outros documentos, tais como aporte, F e documentos de identificação em geral, dentre outros.