
Repórter Rafael Medeiros, da Penedo FM, acompanhou coletiva do lançamento da campanha - Foto: divulgação
A 12ª edição da campanha nacional “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico” foi lançada oficialmente nesta terça-feira, 06 de maio, pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), em Brasília. A ação, que se consolida como uma das mais importantes mobilizações em defesa do Rio São Francisco, contou com a presença da Rádio Penedo FM (97,3 MHz e youtube.com/@penedofmplay), única representante da região do Baixo São Francisco na iniciativa.
Representada pelo repórter Rafael Medeiros, a emissora reafirma seu papel de destaque na cobertura de pautas ambientais e sociais, sendo mais uma vez selecionada para participar da campanha que ocorrerá no dia 3 de junho, com programação intensa no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo), na Universidade de Brasília (UnB).
Com o tema “Vire Carranca. Um grito pelo Velho Chico. Unidos pelo rio da integração”, a campanha deste ano visa chamar a atenção da sociedade e das autoridades para a urgência de ações concretas de proteção e revitalização do Velho Chico. A escolha de Brasília como sede da edição 2025 é estratégica: amplia a visibilidade da causa e busca fortalecer a articulação com órgãos governamentais e instâncias decisórias.

Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Maciel Oliveira, comandou a abertura dos trabalhos – Foto: Rafael Medeiros
A programação do evento contará com palestras, mesas-redondas, apresentações culturais e atividades de educação ambiental. A proposta é sensibilizar diferentes setores da sociedade para os desafios enfrentados pelo Rio São Francisco, como degradação ambiental, poluição, desmatamento e diminuição do volume de água.
O CBHSF ressalta que o São Francisco, conhecido como o “Rio da Integração Nacional”, é essencial para o abastecimento de milhões de brasileiros, a geração de energia, a agricultura e a cultura de diversas comunidades. A campanha deste ano reforça a importância da gestão participativa das águas e do engajamento conjunto entre governos, sociedade civil, setor privado e comunidade científica.
A participação da Penedo FM na cobertura e promoção da campanha é mais um marco do compromisso da emissora com o jornalismo de qualidade e com a defesa do patrimônio ambiental do país.