
Brasileiro obteve primeira vitória na França
Na terceira tentativa, finalmente Thomaz Bellucci conseguiu sua primeira vitória no torneio mais importante do mundo sobre o saibro. O número 29 do mundo, que entrou como cabeça 24, superou o francês Michael Llodra com grande atuação e parciais de 6/4, 6/2 e 6/2, após 1h37.
Agora, ele tenta marcar outro fato inédito na carreira e disputar pela primeira vez a terceira rodada de um Grand Slam. Para isso, terá de superar o espanhol Pablo Andujar, 148º do ranking, que vem de vitória sobre o italiano Simone Bolelli, por 7/6 (7/2), 6/4 e 6/2. Os dois se enfrentaram no quali de Buenos Aires em 2008 e o brasileiro venceu.
No dia em que caiu uma posição no ranking, Bellucci foi muito consistente. No primeiro set, esteve sempre melhor que Llodra, que insistiu no estilo de saque-voleio aproveitando o dia seco e quadra lisa. Mas o brasileiro esteve sempre firme no fundo de quadra. Perdeu cinco break-points no quinto game mas com méritos do francês, quebrando logo depois.
Daí para a frente, Bellucci assumiu total comando da partida. Llodra não conseguiu mais intimidá-lo com as subidas à rede, levando sucessivas adas (incluindo lobs desconcertantes). Além disso, o brasileiro sacou bem e se manteve firme no fundo de quadra.
Esta foi a quinta vitória do canhoto paulista em 12 jogos de nível Grand Slam e a 23ª em 35 partidas na temporada, alcançando assim 48 triunfos e 46 derrotas em torneios de primeiro nível na carreira. Agora, ele soma vitórias em todos torneios de Grand Slam, já que esteve na segunda rodada do US Open, Wimbledon e Austrália.
Oito anos mais velho, Llodra é hoje o 46º do ranking. Ganhou o torneio de Marselha em fevereiro, sobre piso rápido, e foi à final do challenger de Bordeaux há duas semanas, perdendo para Richard Gasquet.