×

Política

Áudio: Renan Calheiros saúda estabilidade da taxa de desemprego e destaca apoio do PMDB ao governo

O líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL) afirmou em Plenário nesta quarta-feira (22) que seu partido está preparado para ajudar o governo a aprovar matérias que o auxiliem a manter o ritmo de crescimento econômico, com medidas de combate à inflação, e à redução da pobreza, uma das principais metas do governo Dilma Rousseff. O parlamentar saudou a taxa de desemprego no mês de maio, de 6,4%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com análise feita nas seis principais regiões metropolitanas do país.

– A retomada da estabilidade econômica é, sem dúvida, resultado também do trabalho dos senadores de todos os partidos. O PMDB está verdadeiramente preparado para discutir e aprimorar matérias essenciais ao crescimento econômico do Brasil. Neste particular, quero me referir a todas as medidas indispensáveis à superação da pobreza extrema e de incentivo a produção – afirmou.

Mercado de trabalho

O senador manifestou satisfação com a taxa de desemprego, que se manteve no mesmo nível de abril, e sublinhou que a taxa de maio representa o menor índice de desocupação da série histórica iniciada em março de 2002, com uma população desocupada de 1,5 milhão de pessoas.

– O atual momento, que o Brasil está vivendo, a taxa de emprego é um dos mais importantes termômetros da economia interna. Isso porque o governo foi compelido a lançar mão de medida de contenção de crédito para conter a inflação, e esses números indicam claramente que a medida não está contaminando o mercado de trabalho – argumentou.

A população ocupada em maio, informou, foi de 22,4 milhões, mesmo número de abril, com oscilação positiva de 2,5% se comparada a abril de 2010. Ele assinalou que no setor privado 10,8 milhões de pessoas tiveram a carteira de trabalho assinadas em maio, representando um aumento de 6,7%. Com isso, Renan Calheiros apontou “forte e acentuada tendência” de formalização do mercado de trabalho, com grande impacto sobre a Previdência Social.

Para o líder do PMDB, a contínua expansão do Produto Interno Bruto, as constantes melhoras nas avaliações externas do Risco Brasil e as consecutivas quedas nas taxas de desemprego são indicativos de que o Brasil está no rumo certo.

Dívida dos estados

Ao final de seu pronunciamento, o parlamentar defendeu proposta do senador Luiz Henrique (PMDB-SC), que visa substituir a dívida mobiliária de estados e municípios por investimentos diretos nesses entes federativos.