×

Meio Ambiente

Áudio: Operação São Francisco percorre municípios ribeirinhos

Carros e embarcações percorrem municípios ribeirinhos com a Operação São Francisco

O governo estadual deflagrou a Operação São Francisco, trabalho iniciado em Piaçabuçu que sobre o rio até Delmiro Gouveia. Equipes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), do IMA (Instituto de Meio Ambiente) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Semarh) percorrem municípios ribeirinhos fiscalizando e promovendo ações educativas e apresentações culturais.

Em entrevista à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz), o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídrícos, Alex Gama, disse que a operação trabalha ainda a conscientização das novas gerações para evitar que, num futuro próximo, não seja preciso remediar problemas ambientais que enfrentamos na atualidade. “O nosso foco é o da educação, de conversas com as pessoas que vivem da pesca e da produção agrícola sobre questões ambientais”, destacou Alex Gama durante entrevista ao repórter Luiz Carlos.

O secretário informou que as atividades em escolas públicas para alunos do Ensino Fundamental incluem jogos recreativos com crianças, oficinas de reciclagem de materiais e também de óleo de cozinha. Em relação aos adultos, o interesse maior também a divulgação de informação, mais do que punir eventuais irregularidades. Para o público formado por jovens e adolescentes, estão sendo promovidas palestras sobre papel do IMA e do BPA, a função da operação ambiental e apresentação culturais.

Cone Freire - aquiacontece-br.noticiascatarinenses.comEm Penedo, o show ficou por conta do Grupo Caçuá, artistas de Piaçabuçu que se apresentaram na Escola Estadual Ernani Méro na noite desta quarta-feira e que voltam à cena nesta sexta-feira em Delmiro Gouveia, onde os trabalhos serão encerrados. Alex Gama afirmou que o governo estadual pretende manter trabalhos permanentes na região do Baixo São Francisco, promovendo educação ambiental e fiscalizando.

Na Operação São Francisco, fiscais do IMA atuam acompanhados por policiais do BPA para evitar possíveis reações nos flagrantes de irregularidades. Além de abordar casos de pesca predatória, dois barcos navegam fazendo o monitoramento da qualidade da água do rio São Francisco. Sete viaturas percorrem estradas da região ribeirinha, comboio que tem apoio de um helicóptero. Os sobrevoos podem identificar pontos de atuação que devem ser investigados, como a extração de uma jazida de areia em Penedo.

“Nós verificamos por cima, mandamos o pessoal conversar, fizemos um link direto com Maceió e o proprietário já tem processo no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram)”, informou Alexa Gama sobre a atividade regularizada. Nesta quinta-feira, IMA e BPA continuam subindo o rio, ando por Traipu e Pão de Açúcar. Antes de desembarcar em Delmiro Gouveia, agentes e policiais visitam Piranhas. Alex Gama assegurou que novas operações irão acontecer, deflagradas em sigilo.