
O povoado Murici, em Penedo, foi palco de um encontro especial entre mulheres que compartilham uma paixão incomum: a arte do bordado. Artesãs do estado de Minas Gerais participaram de uma oficina de bordado livre com a mestra Ana Cristina, da Fulô.A.
As participantes são alunas ou professoras da Escola de Artes Manuais Artesanía e vieram ao município em busca de experiências com as artes manuais… e encontraram.
Sob a sombra de um cajueiro e em meio a uma paisagem deslumbrante, as artesãs participaram da oficina de bordado livre “Retratando o Cotidiano da Zona Rural”, ministrada pela Mestra Ana Cristina dos Santos.
O encontro proporcionou uma troca intensa de experiências, saberes, técnicas, além de um rico intercâmbio cultural.
Isabella Brandão, pesquisadora, artesã e idealizadora da Artesanía, conheceu Penedo pela internet, ao comprar uma peça da Fulô.A.
“Após adquirir uma peça da Fulô.A pela internet, tive a alegria de conhecer a Ana Cristina pessoalmente no ano ado, na Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte. Estreitamos os laços e, hoje, estamos aqui, em Penedo, participando desse momento incrível, que foi muito melhor do que eu imaginava”, disse Isabella Brandão durante a oficina realizada no último final de semana.
Ela também destacou a riqueza da experiência: “A cidade de Penedo é muito rica em história e cultura, e tem o Rio São Francisco com características diferentes das que vemos em Minas Gerais. Buscamos lugares que nos proporcionem diversas experiências com as artes manuais, pois nosso interesse é de conexão com os grupos locais e de aprender com seus saberes”, finalizou Isabella.
Ainda no povoado Murici, comunidade inserida na área do ‘Pantanal Alagoano’, as artesãs conheceram a arte da palha do ouricuri, típica da região, e a produção do famoso bolinho de macazada, em uma casa de farinha local.
“É uma felicidade imensa receber um grupo de artesãs de tão longe para prestigiar o nosso trabalho. Estou muito feliz!”, celebrou Mestra Ana Cristina, da Fulô.A.
Além da oficina com a Fulô.A, as artesãs mineiras também conheceram a Associação Pontos e Contos e alguns dos principais atrativos turísticos de Penedo.
Secom – PMP