×

Alagoas

Arapiraca instala abrigo noturno para atender a população sem situação de rua

População em situação de rua agora a a contar com abrigo noturno mantido pelo Município.

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE/AL), Defensoria Pública e 4ª Vara de Justiça, deu início a um processo de ampliação ao atendimento da população em situação de rua, que agora a a contar com abrigo noturno mantido pelo Município.

O alojamento provisório é vinculado ao Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua, órgão vinculado à prefeitura e que já atua há nove anos levando dignidade ao seu público-alvo.

De acordo com a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, as atividades são executadas através de um trabalho planejado de aproximação e escuta qualificada, promovendo o o dessa população a rede de serviços socioassistenciais e demais políticas públicas.

“Temos uma equipe multiprofissional que atua na abordagem especializada e espaços públicos, ruas, mercados praças e demais locais de circulação da população, visualizando e atuando na busca-ativa de pessoas em situação de rua. Nosso objetivo é realizar orientações e encaminhamentos, tanto para o alojamento provisório quanto para o atendimento técnico dos profissionais do Centro Pop”, explicou a secretária, que também é assistente social.

Para Fabrícia, a parceria com o Ministério Público Estadual tem sido fundamental para promover dignidade e qualidade de vida à população em situação de rua.

De acordo com o promotor de Justiça Rogério Paranhos, o trabalho conjunto é fundamental para dar dignidade e qualidade de vida à população em situação de rua.

“O MPE, através do promotor Rogério Paranhos, tem acompanhado de perto nosso trabalho na garantia do o da população de rua não só ao nosso abrigo noturno, mas também aos demais serviços socioassistenciais do município. O trabalho em conjunto é muito importante para no ajudar no processo”, continuou a secretária Fabrícia Galindo.