
O antigo sobrado dos Loureiros, pertencente hoje a Fundação Casa do Penedo, sofreu no final da tarde deste domingo (23) o início do que poderia ser uma grande perda para a memória cultural da região ribeirinha do Baixo São Francisco. O prédio que há décadas aguarda os investimentos necessários para sua reforma e transformação num centro cultural, chamou a atenção de vizinhos, quando uma fumaça preta começou a subir, dando conta de que alguma coisa queimava no interior do prédio. Os vizinhos acionaram o Corpo de Bombeiros e após a chegada dos homens do 6º GBM foi constatado que centenas de livros estavam em chamas. Um prejuízo que ainda não foi calculado pelos técnicos da Casa do Penedo.
A Polícia Civil também foi acionada e levantou a hipótese de um incêndio criminoso, já que vestígios levaram a crer que viciados em maconha usavam o local como ponto de encontro para o consumo da droga. Nas dependências do Chalé também foram encontrados colchonetes e resto de quentinhas, sendo pensado inclusive pela polícia a possibilidade de fugitivos da delegacia de Penedo estarem usando o local como esconderijo.
Entre alguns títulos queimados estão clippings de acontecimentos que marcaram a vida política do Brasil nas décadas de 60 e 70. O local onde foi incendiado foi interditado pelo Corpo de Bombeiros e os técnicos da Casa do Penedo agora contabilizam os prejuízos.